Visualizações

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Crepes

Ora quando toca a crepes, não vou mentir, na maioria das vezes é tudo a olho, mas de vez em quando lá vou usando a receita, a mesma que deixo aqui:

Ingredientes:

  • manteiga (50 g.)
  • ovos (4)
  • farinha (250 g.)
  • leite (50 cl)
  • sal (uma pitada)
  • açúcar (30 g.)


Preparação:
Comece por derreter a manteiga, depois adicione-a aos ovos previamente batidos. Incorpore o sal, o açúcar e o leite, envolva tudo bastante bem.
Num recipiente à parte meta a farinha e aos poucos enquanto mexe, adicione a mistura de ovos. Deixe agora repousar a massa 30 minutos.
Num frigideira, por cada dois ou três crepes, vá adicionando uma noz de manteiga para os crepes não agarrem e para os virar facilmente. Os crepes por norma, basta fritarem 1 minuto e meio por cada lado.

Dicas:
Os crepes nunca podem ficar muito estaladiços para poderem ser facilmente enrolados.
Simples e com ingredientes doces, na preparação da massa a adição de raspas de laranja ou limão, resultam bastante bem.


Curiosidades:
Não se deixe enganar, um simples crepe é tão famoso em todo o mundo como pratos mais complexos. Podemos juntar ao crepe os mais variados ingredientes, desde o quente ao fresco, do salgado ao doce, do saudável ao atentado à saúde!
Podem ser servidos como entradas, pratos principais, sobremesas e claro,  em pequenos lanches e petiscos.
A começar pela Bélgica-francófona, à França claro, ao Canadá e tantos outros, as adições de ingredientes vão mudando radicalmente assim como alguns pontos da preparação, o que faz do crepe algo tão mundial.
A sua confeção atual, onde usamos a farinha branca é registada no século XX pela primeira vez, no entanto, tem registos em séculos anteriores, usando outros ingredientes.

Bom apetite!