Visualizações

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Utensílios de bar

São preciso alguns utensílios para usarmos atrás de um bar, mesmo que seja num bar de casa.

São eles;

Faca e tábua - Sim, para cortar frutas ou ervas, ou até fazer decorações com as mesmas, convém termos um espaço definido para podermos trabalhar em segurança.

Doseador\Jigger - Verdadeiramente essencial, até os profissionais raramente o metem de lado, porquê? Porque o equilíbrio numa bebida é tudo!


Shaker - O shaker serve para podermos misturar as bebidas de uma forma uniforme, refresco instantâneo da mistura ou ganhar consistências diferentes.  Temos três tipos conhecidos com a qual podemos trabalhar;

              o Boston, composto por um copo metálico e um de vidro
              o Cobbler, composto por três partes metálicas, copo, tampa com strainer e tampa doseadora
              o francês, composto por duas partes metálicas, copo e tampa




Copo de mistura\ mixing glass - No fundo não passa de um copo alto e largo onde podemos mexer vários cocktails, por exemplo, se tiverem um conjunto Boston podem aproveitar o copo de vidro para misturar.


Strainer -  O strainer tem a função de escorrer e coar a bebida, no entanto é mais especifico que um coador ou um escorredor.


Colher de bar - A colher de bar é essencial por ser alta, o que significa que ao mexer a bebida nunca tocamos no gelo, e é torcida para que se possam verter bebidas gasosas para não perderem tanto o gás ou para trabalhar diferentes camadas na bebida. Algumas trazem no sentido inverso uma base para usar como pilão, como na imagem abaixo.


Pilão\Mudler - Serve para podermos extrair o sumo das frutas e as essências das ervas ou especiarias.


Saca-rolhas e abre-cápsulas - Não tem nada que se lhe diga, se vamos servir cervejas ou garrafas de vinho convém termos as coisas à mão.


Descascador\ Zester - Se o objetivo é decorar as bebidas, isto é essencial para trabalhar as cascas de varias frutas.

Ralador - Raspas de chocolate, de noz-moscada ou de citrinos são fundamentais em vários cocktails.


Espremedor - Quer seja manual ou eléctrico, um espremedor de citrinos é sempre mas sempre bem vindo. 





Pinça para gelo - Nunca, mas nunca se esqueçam da pinça para o gelo, pegar no gelo com as mãos não fica bem e não é mesmo higiénico por mais que as mãos estejam lavadas.


Claro que não são obrigados a ter todos estes utensílios e muitos deles podem ser improvisados com outras coisas, mas nunca é demais saber!